Coordenador : Anderson Mululo Sato
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389031.2201.204166.12022023
Departamento/Setor: DGP
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Cursos
Publico Alvo : ○ Professores do ensino fundamental e médio de todas as áreas, disciplinas e redes; ○ Estudantes de licenciatura de todas as as áreas e disciplinas; ○ Servidores públicos; ○ Lideranças comunitárias; ○ Lideranças de coletivos jovens; ○ Membros de comitês de bacias hidrográficas; ○ Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Objetivo
○ Contribuir com a formação continuada de professores, licenciandos, comunitários, servidores públicos, membros de comitês de bacias hidrográficas e membros do conselho municipal de meio ambiente em temas relacionados à educação ambiental e sustentabilidade; ○ Pensar na água como elemento de integração de geossistemas, como um elemento essencial à vida e como um bem de domínio público; ○ Apresentar geotecnologias e tecnologias sociais para o aprimoramento de práticas docentes e gestão territorial; ○ Promover a Bacia Escola como uma tecnologia social, um espaço de educação ambiental e gestão socioambiental democrática e participativa; ○ Proporcionar a interação e troca de experiências entre os participantes do curso; ○ Estimular a abordagem geográfica e ambiental dentro das suas múltiplas perspectivas (multitemática e multiescalar); ○ Planejar novos projetos de educação ambiental a serem desenvolvidos em ambientes escolares e comunitários; ○ Capacitar multiplicadores pertencentes às instituições parceiras no projeto; ○ Promover a integração curricular aos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) ,que buscam uma contextualização do que é ensinado, trazendo temas que sejam de interesse dos estudantes e de relevância para o seu desenvolvimento como cidadão . A proposta Bacia Escola abrangerá principalmente os eixos: Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo), Ciências e Tecnologia, Saúde, Cidadania e Civismo.
Resumo
Bom Jardim, a região Serrana, o Brasil e o Mundo passam por grandes transformações e contradições sociais, econômicas e ambientais. Através do atual modelo (des)envolvimentista experimentamos uma quebra no envolvimento, uma separação, da sociedade-natureza que traz consigo a acentuação das desigualdades sociais, as injustiças socioambientais e o extremismo político que desagregam a própria sociedade. Unir a sociedade e integrá-la à natureza são movimentos fundamentais que precisam ser realizados de maneira sincrônica, sinérgica e urgente. A água como um fluido essencial à vida, que permeia todos os sistemas sociais e naturais, pode ser tanto elemento de disputa como desta integração. O presente curso parte do elemento água, que passa a ser conhecido, planejado e gerido democraticamente em Bacias Escolas, para se relacionar com a sustentabilidade glocal (global e local) alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e subsidiará pedagogicamente diferentes perfis de cursistas na formação teórico-prática em educação ambiental a partir do território de bacias hidrográficas, que passam a ser tratadas como bacias escolas. Segundo definição de Sato et al. (2022), bacia escola é uma tecnologia social que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio da gestão ambiental participativa integrando ciência cidadã, educação ambiental, agroecologia e hidro-solidariedade. A presente proposta contempla a realização de um curso de formação em Educação Ambiental para o público da educação formal e não-formal seguida pela implementação de um roteiro pedagógico permanente para as redes de ensino na Bacia Escola da Barra de Santa Tereza.